Os bons exemplos de Tim Berners-Lee

É muito difícil ter uma visão clara do que acontece no mundo no tempo atual. Só em retrospecto se compreende a importância das idéias e dos projetos de uma época.

Tim Berners-Lee é o inventor da web. Sozinho, no final dos anos 80, percebeu que faltava interoperabilidade na internet. Sem se preocupar com patentes, royalties e outras bobagens relacionadas à noção falaciosa de “propriedade intelectual”, criou o protocolo http e a linguagem html.

20 anos depois, Tim Berners-Lee nos explica o que é importante agora na internet. Enquanto megacorporações como Apple, Microsoft e Facebook tentam dificultar o acesso à informação, impondo a nós, usuários, plataformas proprietárias incompatíveis, Tim Berners-Lee nos faz um apelo: disponibilizem abertamente dados brutos na rede!

Nas duas palestras abaixo, Tim Berners-Lee explica melhor. Legendas estão disponíveis em vários idiomas (trabalho de tradutores voluntários!).

Assista e pense a respeito. Será que não está na hora de abandonar a visão capitalista / militarista que nos leva a encarar a colaboração e o acesso aberto à informação como “coisas de otários”?

O que você faz para colaborar com a construção dessa nova web imaginada por Tim Berners-Lee?

Delete sua conta do Facebook e vá contribuir com projetos mais nobres, como, por exemplo, a Wikipédia, TED e Open Street Map.

As palestras:

  1. Sobre a próxima web (17 minutos)
  2. O ano em que os dados abertos se tornaram globais (6 minutos)

Para alunos e cientistas da computação: como desenvolver uma infraestrutura de software que possibilite a usuários e cidadãos comuns tirar proveito da informação disponibilizada dessa maneira?

Leave a comment